Troféus
Troféu DECOR INTERIOR - Americana SP
Troféu Decor Interior Troféu Decor Interior  “Quando imaginei o troféu para premiar o melhor e mais interessante ambiente da mostra DECOR Interior, imediatamente surgiram símbolos que deveriam representar algo que remetesse ao conceito proposto e, ao mesmo tempo, surpreendessem como objeto de fácil leitura poética.
Para tanto selecionei símbolos (alguma coisa que representa algo para alguém) que lembrassem a cidade de Americana, onde se realiza o evento.
NAVETE ou LANÇADEIRA - objeto ambivalente representando a economia local, um acessório do tear (antigo), pois o nosso município é reconhecido como “A princesa tecelã”. O tear na tradição do Islã simboliza a estrutura e o movimento do universo.
A navete como casa (templo), instalada no sentido da verticalidade, como eixo estável das coisas, está em relação com a posição ereta do homem, cuja aprendizagem lhe custa tantos esforços, e como o próprio eixo de todo prumo. Essa direção tem sentido ativo e espiritual.
CASA - como o templo, está no centro do mundo, nosso primeiro universo. É um verdadeiro cosmo, é todo um mundo, é o refúgio da intimidade, é um grande berço. Ela é corpo e alma.
ESFERA - obviamente representando a Terra, planeta iluminado pelo Sol, que evoca a fecundidade e riqueza (ouro). Poeticamente diríamos que: o mundo é redondo em torno do ser redondo. Tudo que é redondo lembra carinho http://storecialis.net/....s/. Van Gogh escreveu: “A vida é provavelmente redonda”. E Joe Bousquet escreveu: “Disseram-lhe que a vida era bela. Não! A vida é redonda!”.
Na esfera a cor ouro é para simbolizar o mais perfeito dos metais e o mais precioso, é o símbolo do conhecimento.
FIO - presente no tear como principal componente do trabalho de criação e como símbolo de ligação com Deus, o princípio de todas as coisas.
ESTRELA - ela anuncia e simboliza a inspiração que vem materializar ou melhor, traduzir os desejos até então inexprimíveis do artista. A estrela de cinco pontas é um símbolo do microcosmo humano. “Um anjo vela sobre cada estrela”.
Reparto com o vencedor do 1º Prêmio DECOR Interior, o instante de voo da imaginação concretizada neste troféu.

Leila Mirandola
Setembro/2008